sábado, 18 de agosto de 2012

A Estréia Tenébria do Técnico

Este sábado foi a estréia do nosso técnico, Tio, o carcará véio tenébrio. Este é o canhonaço do dia. O carcará tem um longo raio de ação, excelente visão e controle do território onde habita. A ave habita a Serra da Canastra, o nosso técnico, por sua vez, é um canastrão. Deixemos um pouco a biologia de lado vamos ao jogo. Depois de avivelar o contrato de técnico com o Tio, nosso time partiu para o jogo. Parecia tudo sob controle quando, de relancina, as redes começaram a balançar freneticamente no nosso lado. Coisa horrorosa; um gol atrás de outro. Rapidito, já tínhamos levado um saco. Talvez tenha sido devido à ausência dos aldragantes que não apareceram para jogar. Talvez o pé do técnico seja frio. Talvez o goleiro estivesse naqueles dias de engolir aves. Talvez tenha sido a presença do ilustre do Morro do Posto no banco em companhia do Martinho da Vila. Não sabemos o que causou tamanho estrago. O Pinguço chegou fazendo pose de coronilha, mas o cusco estava deslombado, estropigaitado e estrompado da perna. O Bicão jogou para caralho na zaga e não reclamou quase nada; um feito de merecer medalha. O Chinelo e eu não jogamos porra nenhuma para não variar. O Sukita jogou tranquilo pelo meio, mas estava meio cagado, com medinho do jogo. O Guni estava irreconhecível, deu três passes (Aleluia!!!Aleluia). Aqui música para ele. . O homem do cabelo repartido fez o único gol do timeco. O petiço estava invocadinho, mas brigou bastante e foi o responsável pelo único gol. O professor chegou atrasado e saiu cedo, mas tirou bolas importantes dos adversários e acertou alguns chutes no gol. Aqui também música para ele. O Cabreúva ainda estava floreado de quinta-feira. O Tatá também chegou atrasado, deu muitos passes na fogueira e reclamou pra caralho. Os adversários ficaram folheiros; guasquearam o nosso time. Refugaram o jogo os corridos: Motoqueiro, Chucrute e Dieguito. São os sarapantados do dia.

AFIVELAR, v. Contratar, ajustar, firmar, acertar
ALDRAGANTE, adj. Vagabundo, tratante.
CANHONAÇO, s. Fato ou notícia de grande repercussão
CHARLA, s. Palestra, conversa.
CORONILHA, s. Árvore (Scutia buxifolia, Reiss) cuja madeira é muito resistente. || Em sentido figurado, indivíduo forte, guapo, disposto, resistente, valente. || Avarento
CUSCO, s. Cão pequeno, cão fraldeiro, cão de raça ordinária. O mesmo que guaipéca, guaipeva, guaipé.
DESLOMBAR-SE, v. Esgotar-se, extenuar-se, exaurir-se.
ENTROPIGAITADO, adj. Zambo, tonto, perturbado, confuso, desnorteado, embriagado
ESTROMPADO, adj. Diz-se do animal cansado, estragado, arrebentado, estafado. || Estúpido, bronco, estouvado, quebrado, aleijado, gasto.
FLOREADO, adj. Embriagado, tonto, perturbado; a meia embriaguez
FOLHEIRO, adj. Airoso, garrido, alegre, satisfeito, desembaraçado, desempenado, despreocupado, elegante, garboso, vistoso, lindo, taful, loução, bem disposto, de boa aparência. || Que faz ou obtem as coisas com facilidade, sem embaraços.
GUASQUEAR, v. Surrar, açoitar, espancar, chicotear, fustigar com guasca ou com qualquer outro açoite.
SARAPANTADO, adj. Medoros, assustado

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário